Título do Artigo: "Manipulação e visualização de dados gerados pelo modelo atmosférico ​Brazilian Global Atmospheric Model​ (BAM) através de bibliotecas Python".

O aluno Lucas Ribeiro Mallmann, matriculado no curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas desta Fatec de Cruzeiro, juntamente com o professor Eugênio Sper de Almeida e Ivo Kenji Koga, publicaram na Revista de Iniciação Científica ICCEEg volume 1 número 18, de julho de 2018, o Artigo " Manipulação e visualização de dados gerados pelo modelo atmosférico ​Brazilian Global Atmospheric Model​ (BAM) através de bibliotecas Python".

A Coordenadora do Curso Mary Mitsue Yokosawa e toda a Direção da Fatec, parabeniza o aluno e sua iniciativa. A publicação de um artigo nessa conceituada Revista de IC, é um passo de grande importância ao processo de aprendizagem extracurricular, e não só promove ainda mais nossa Instituição e nossos cursos, como também incetiva mais alunos a tomarem a mesma iniciativa.

A Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia ICCEEg é um periódico semestral de publicação digital dos cursos as áreas de ciências exatas e engenharia. Para mais informações acessar o endereço http://www.icceeg.c3.furg.br.

Resumo do Artigo:
"A geração da previsão meteorológica utiliza-se de um ​workflow ​meteorológico que emprega diferentes ferramentas computacionais. As bibliotecas Pygrib, Iris e GRIB-API foram desenvolvidas com funcionalidades que permitem analisar e visualizar as saídas de modelos meteorológicos. Este trabalho tem como objetivo analisar essas bibliotecas visando identificar limitações para a manipulação e visualização das saídas do Brazilian Atmospheric Global Model ​(BAM), geradas em formato GRIB1 e GRIB2. As bibliotecas foram analisadas em sua capacidade de extrair metadados, e manipular e visualizar as saídas do BAM. A GRIB-API não foi analisada pois é utilizada pela Pygrib. A Iris apresentou problemas na leitura dos metadados. A Pygrib não conseguiu ler o nome de seis variáveis do arquivo GRIB1, mas obteve sucesso com o arquivo GRIB2. Desta forma, concluímos que a biblioteca Pygrib é a mais indicada para o emprego em ​workflow meteorológicos."

Para consultar o artigo completo acessar o endereço eletrônico: