Skip course categories

Skip available courses

Available courses

Oficina ministrada no SEDIES - Uso de Plataformas Virtuais como Ambiente de Ensino Aprendizagem.

Ementa: 

Ciência e Tecnologia.
Visão Sistêmica da Tecnologia.
A Tecnologia Como Geradora de Riquezas.
Impactos da Inovação Tecnológica.
A Inovação Tecnológica como Componente da Gestão Estratégica.
Análise do Ciclo de Inovações (Curva S).
Modelos de Gestão Tecnológica.
Medidas e definições de criatividade.
A criatividade como técnica de resolução de problemas.
Criação individual e relacionamento com outros.
A inovação e seu processo sistemático. 

EMENTA:

Visão Sistêmica da Tecnologia. Ciência e Tecnologia. A Tecnologia como Geradora de Riquezas. Impactos da Inovação Tecnológica. A Inovação Tecnológica como Componente da Gestão Estratégica.  Análise do Ciclo de Inovações (Curva S). Modelos de Gestão Tecnológica. Medidas e definições de criatividade. A criatividade como técnica de resolução de problemas. Criação individual e relacionamento com outros. A inovação e seu processo sistemático.

EMENTA:

Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Fundamentos Teóricos em Interação Humano-Computador, Usabilidade, Comunicabilidade, Acessibilidade,Design de Interação, Processo de Design de Interação, Projeto, Construção e avaliação de interfaces.

Disciplina de Laboratório de Hardware do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)

EMENTA:

Processos e projetos. Planejamento de projetos. Elaboração de cronogramas. Gestão de riscos.

Acompanhamento e controle da execução dos projetos. Subcontratação. Acompanhamento e controle de

contratos. Modelagem de processos com utilização  de ferramentas de software. Níveis de qualidade dos

serviços.

Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual; técnicas de avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais. Fundamentos da engenharia econômica e financeira.

Os Sistemas de Apoio à Decisão foram criados para permitir que as decisões estratégicas possam ser corretamente implantadas nas empresas. Entre esses sistemas, denominados de Business Intelligence - BI destacamos os sistemas de Data Warehouse que são ensinados na disciplina.

Disciplina: Planejamento de Sistemas de Informação

A disciplina de Laboratório de Sistemas de Informação tem como principal objetivo a aprendizagem prática de habilidades técnicas na utilização de Sistemas de Informação. Em particular será exercitada a prática de sistemas ERP´s utilizando a plataforma Protheus 10 da Totvs.

Treinamento em Moodle - ADS

OBJETIVOS:

Entender o contexto atual das organizações; Desenvolver o senso crítico e criativo na análise das alternativas de estrutura organizacional para diferentes contextos ambientais; Compreender as áreas funcionais e a dinâmica de operação de um sistema organizacional.

OBJETIVOS:

Apresentar as técnicas de planejamento, controle e otimização dos recursos financeiros da organização, bem como reconhecer, interpretar e aplicar as informações do ponto de vista: contábil, administrativo e econômico através de uma abordagem eminentemente gerencial.

OBJETIVOS:

Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.


Ementa:

-Pesquisador e a Comunicação Científica;
-A Pesquisa e suas Classificações;
-As Etapas da Pesquisa:
-Levantamento de Informações para Pesquisas;
-Problema e Hipóteses de Pesquisa;
-Definir tema da monografia,
-Revisão bibliográfica,
-Objetivos (geral e específico),
-Justificativa
-Elaboração e estrutura do trabalho de monografia.

O objetivo do curso é ensinar os conceitos essenciais e as habilidades necessárias para utilizar e implantar sistemas de informação que promovam a produtividade e competitividade nas organizações.


Planejar e gerenciar a informação e a infra-estrutura necessárias alinhadas aos objetivos organizacionais.

EMENTA:

Modelo entidade-relacionamento e suas extensões. Normalização. Mapeamento de modelo entidade-relacionamento para modelo relacional. Modelagem de banco de dados orientados a objetos e objeto-relacional. Utilização de ferramentas case para modelagem.

Processos e projetos. Planejamento de projetos. Elaboração de cronogramas. Gestão de riscos.

Acompanhamento e controle da execução dos projetos. Subcontratação. Acompanhamento e controle de

contratos. Modelagem de processos com utilização  de ferramentas de software. Níveis de qualidade dos

serviços. 

Disciplinas de Redes sem fio

Nesta área serão postados materiais referentes às Atividades Autônomas de Projetos (AAPs) / 2o. Semestre de 2012 para os alunos do curso de Tecnologia em Informática.

Disciplina de fundamentos de redes de computadores

O objetivo da disciplina é elaborar e apresentar um projeto para a disciplina trabalho de de graduação com as propostas que serão desenvolvidas na monografia para a conclusão do curso.

O objetivo da disciplina é elaborar e apresentar um projeto para a disciplina trabalho de de graduação com as propostas que serão desenvolvidas na monografia para a conclusão do curso. 

O objetivo da disciplina é efetuar a elaboração de uma monografia, sob a orientação de um professor, com base no projeto de trabalho de formatura apresentado no 5º semestre, visando à síntese criativa da absorção dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.

O objetivo da disciplina é a elaboração de uma monografia, sob a orientação de um professor, com base no projeto de trabalho de formatura apresentado no 5º semestre, visando à síntese criativa da absorção dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.

Objetivos:  Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar soluções e protocolos para implementar e testar mecanismos de segurança em redes.

Ementa: Gerência e mitigação de riscos. Política de segurança. Plano de contingência. Segurança física. Segurança lógica: ferramentas básicas de segurança; criptografia; firewall; kerberos; SSL; segurança de transações – SET; segurança de correio – PEM, PGP. Gerenciamento de segurança. Sistemas de distribuição de chaves públicas e secretas. Assinatura digital e autenticação. DMZ. Sistema de detecção de Intrusão. Segurança em Wireless.

OBJETIVOS: Ao final desta disciplina o aluno será capaz de planejar e implantar uma rede de computadores, com base nos estudos feitos em laboratório usando casos fictícios ou reais.

EMENTA: Desenvolvimento de um projeto de rede local de grandes dimensões, que envolva interligação de prédios, utilizando fibras ópticas; e interligação de duas LANs no esquema matriz/filial, com intercomunicação utilizando tecnologias de interligação de redes remotas com um plano de contingência utilizando tecnologias de internet com VPN. O projeto de rede local deve envolver todos os componentes de uma rede, desde os servidores, o cabeamento estruturado, setores wireless, e equipamentos como concentradores, gateways, roteadores, etc, abrangendo segurança física e lógica. Definição da tecnologia de equipamentos e cabeamento a ser utilizada. Dimensionamento dos gabinetes, concentradores, servidores e cabos. Produção de documentação com layouts.

OBJETIVOS: Complementar os conhecimentos de redes de computadores, apresentando as novas tecnologias e o estado da arte nessa área, existentes no mercado nos mais diversos aspectos.

EMENTA: A disciplina aborda os tópicos mais avançados e recentes da área de redes de computadores com ênfase nas técnicas e conhecimentos existentes no momento do oferecimento das disciplinas. Possíveis temas: RDIF, VOIP, Redes Sensores, Mobile IP etc. 

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de identificar, conceituar protocolos dos modelos OSI e TCP/IP, sua utilização em redes, bem como suas vantagens e desvantagens.

EMENTA: Camadas OSI e TCP/IP: funções, comunicação entre camadas, pacotes, tráfego na rede. Comutação de pacotes, comutação de circuitos virtuais. Aspectos de especificação, modelagem e implementação (Máquinas de Estados, AF, Algoritmos, configuração). Validação e Verificação. Simulação. Programação (sockets).

OBJETIVOS: Apresentar os tipos de cabeamento disponíveis no mercado, mostrando as vantagens do cabeamento estruturado, e principais características, bem como desenvolver projetos de Cabeamento Estruturado.

EMENTA: Conceitos; Normas e padrões IEEE e EIA/TIA. Tipos de cabo de rede (coaxial, par trançado e fibra ótica); Topologias físicas e lógicas de redes; Equipamentos: racks, canaletas, conectores, jacks; Interligação; LAN e WAN; Certificação de cabeamento de redes. 

Treinamento em Moodle

Disciplina de Serviços de Redes de Computadores

OBJETIVOS:

Reconhecer o valor do dinheiro no tempo, saber escolher a melhor opção diante de duas ou mais alternativas. Habilidades na utilização das técnicas de captalização simples e composta durante o processo decisório. Ter condições de avaliar diferentes alternativas na obtenção de recursos através do desconto de recebíveis, efetuar cálculos de amortização: Tabela Price, SAC e Misto. Calcular o custo efetivo de financiamentos e empréstimos, calcular o retorno efetivo de aplicações financeiras. Ter consciência da importância do raciocínio financeiro nas transações econômicas e financeiras.

Disciplina destinada aos alunos do 4o. período do curso de Tecnologia em Informática - Fatec Cruzeiro/SP

Nesta área serão postados materiais referentes às Atividades Autônomas de Projetos (AAPs) / 2o. Semestre de 2012 para os alunos do curso de Tecnologia em Informática.

Este disciplina objetiva trabalhar, de forma integral, a teoria, métodos e melhores práticas no desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Multidimensionais que constituem a pedra angular dos sistemas de Data Warehouse, integrantes do novo paradigma empresarial de Business Intelligence. Esta nova técnica da Tecnologia da Informação está sendo incorporada de forma abrangente na grande maioria das empresas, como uma ferramenta computacional eficiente no apoio às decisões estratégicas corporativas.

Apresentar as técnicas de proteção contra ataques às redes de computadores.


Disciplina de Sistemas Operacionais de Rede.

Disciplina de Protocolos de Comunicação.

Disciplina de Sistemas Operacionais.